GeoJundiaí - Portal de Geotecnologias

O GeoJundiaí foi criado para garantir o acesso aos dados municipais de forma transparente e inovadora por todos os cidadãos. Tem sido utilizado também como uma das ferramentas de desenvolvimento e modernização dos procedimentos e processos que suportam o planejamento e a governança municipal.

O primeiro produto disponibilizado foi o Portal do Plano Diretor no qual estão disponíveis as informações dos mapas de forma georreferenciada. A exibição das camadas é dinâmica e permite sobreposição das informações, além de emitir um relatório com a leitura de cada mapa para o ponto selecionado.

Na seção Cartografia Histórica e Geodésia estão disponíveis cartas e fotos aéreas provenientes de Levantamentos Aerofotogramétricos e também as monografias dos Marcos Geodésicos implantados no município. Ao clicar no mapa é exibido um relatório com os links dos produtos disponíveis para o ponto selecionado.

Os mapas do Cadastro Fiscal Imobiliário trazem as informações cadastrais georreferenciadas do lote selecionado.

Os mapas temáticos do Estudo de Impacto de Vizinhança - EIV buscam ampliar a transparência da informação de interesse público, e trazem a localização georeferenciada dos empreendimentos imobiliários da cidade que foram analisados ou estão em processo de análise por este instrumento urbanístico. Também é possível emitir um relatório para o empreendimento selecionado com dados do empreendimento, status do protocolo e dados da contrapartida. O EIV é um instrumento de política urbana, instituído pelo Estatuto da Cidade (Lei Federal nº 10.257/2001), previsto no Plano Diretor de Jundiaí e regulamentado pelo Decreto Municipal n° 26.716/2016. Para maiores informações, acesse aqui.

Já o mapa da Cobertura Vegetal apresenta a cobertura vegetal no ano de 2012, com foco nos fragmentos de mata nativa e nas atividades agrosilvopastoris.
Todo o município está sendo mapeado. Trata-se de um trabalho contínuo, em que fotos aéreas de outros anos serão analisadas, mostrando o processo histórico de uso e ocupação do solo em Jundiaí.

A Planta de Valores (PGV), dada pela Lei nº 3.637/1990 e alterações, é o instrumento legal no qual estão estabelecidos os valores unitários de metro quadrado de terreno e de construção do município, o que possibilita obter o valor venal dos imóveis.

O Parcelamento do Solo Urbano é a divisão de uma área em unidades juridicamente independentes, com vistas à edificação, podendo ser realizado na forma de loteamento, desmembramento e desdobro, observadas as disposições das legislações Federal, Estadual e Municipal pertinentes e mediante aprovação municipal.

Podemos localizar também os Equipamentos Urbanos disponíveis na cidade, equipamento urbano é um termo que designa bens públicos ou privados, que são de utilidade pública, destinados à prestação de serviços necessários ao pleno funcionamento da cidade. São considerados equipamentos urbanos os equipamentos públicos de educação, cultura, saúde, lazer, segurança pública e similares. A finalidade de manter os equipamentos urbanos de fácil localização é fundamental pois são eles que qualificam a cidade trazendo conforto para a sociedade.

O crescente número de acessos e de solicitações dos usuários têm mobilizado a integração das equipes das Plataformas de Governo na busca de novas ferramentas e temas que têm sido incorporados ao Portal de Geotecnologias. Basta rolar a página para conhecer os mapas, ou ainda, clicar nos links de acesso rápido disponíveis no menu deslizante da parte superior desta página.